segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estoy aquí: 4 dicas para recontatar antigos clientes!

Bom, olar galera! Mais uma semana que começa e eu tenho que perguntar: comé que cês tão? Bom, a gente já tá no meio do mês de agosto e é possível que você ainda não queira acreditar que as férias de inverno se foram de vez e que agora os livros em pdf, links e leituras são seus novos companheiros de semana. Quanto a isso não tenho o que fazer por você, a não ser dizer: tamo junto, migo, é nóis.

Anyway, cês sabem que volta e meia eu falo muito de freelas, carreira freelancer e tudo isso por aqui e hoje não será diferente. Se você já trabalha com freelas, esse post é pra você. Se ainda não trabalha, sugiro que leia pois pode te ajudar a começar com isso quando tiver vontade. 

Hoje vamos falar de uma questão ainda muito confusa que é: Meu trabalho acabou, será que aquele contratante não tem mais nada pra mim?

Essa é uma hora muito complicada e bem chatinha até, porque a gente não sabe se manda o e-mail , ou se fica de boas no nosso cantinho. BUT, eu vou te ajudar com isso com algumas diquinhas simples que podem (podem, veja bem) te ajudar a ser o freelancer favorito do contratante mais uma vez. Here we go!

Lembre quem você é e fale o que você fez
Não que você não saiba quem é e tenha batido um alzheimer momentâneo, nada disso. O ~lance~ aqui é começar o email pelo começo (nãããão?!) e dizer quem você é: o seu nome, o que faz e qual serviço realizou para a empresa dele - o contratante. Esse é o primeiro passo, afinal, o cara precisa lembrar quem diabos é essa pessoa que tá entrando em contato com ele já toda amigável, né?

Seja amigável e se mostre interessado
Falando em ser amigável, seja mesmo. Depois de se apresentar é sempre legal perguntar como está indo o projeto ou, se você sabe como está indo, diga que tem acompanhado a evolução e que achou muito ~bacana~ o resultado que tudo isso está tomando e blábláblá. Mas importante: seja legal, amigo e ~bacanudo~ sem ser o tio chato que fica te constrangendo depois de tantos elogios. Beleza? Ótimo!

Diga o que você está fazendo e informe que está disponível para um novo trabalho
Fala "então, como agora eu estou envolvido com tal e tal coisa, dentro de tal área que tem super a ver com o que a ~nome da empresa~ propõe/acredita, eu achei interessante entrar em contato..." toda aquela conversa persuasiva que cê teve (e conseguiu!) na primeira vez em que foi contratado.

Agradeça e encerre igualmente interessado 
Por fim, é hora de agradecer e de dar tchau. Diga que tu adoraria voltar a trabalhar com a pessoa em questão e também com o projeto (sem engrandecer a pessoa, mas elogiando o trabalho!) e reforce que está à disposição para eventuais parcerias. Desejar sucesso no final de tudo também pode ser uma boa, tudo depende do tom que você usou no restante do e-mail.


Bem, essas foram as dicas hoje. Espero que cês consigam ser recontratados!
Até mais!

2 comentários:

  1. Wowwww! Que dicas ótimas! Vão ser bem úteis pra mim e pra muita gente...aposto! Parabéns e obrigada pela ajuda! ahahahaha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Que bom que tu gostou!
      Tomara mesmo que possa ajudar bastante gente. Boa sorte! <3

      Excluir

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!