segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tchau, cartão! Promovendo posts no Facebook com boleto!

Fonte: Divulgação
Hey você que não tem cartão de crédito, e nunca pode divulgar tua empresa no Facebook: os dias tristes acabaram!

No último mês descobri que agora é possível patrocinar posts, sites e fanpages utilizando o maravilhoso amigo boleto - e esse foi, sem dúvida, um dia feliz, meu amigos. Então fiz esse post, onde eu conto pra vocês como isso funciona e o que foi que eu fiz. Venha ler tudinho que isso vai (espero eu) te ajudar demais.

Adeus cartão de crédito que nunca tive!

Pra começar, preciso dizer que foi totalmente por acaso que descobri essa maravilhosidade, já que, em todas as outras vezes que tentei promover algo, sempre dava de cara com o problema cartão crédito. Ou melhor: a falta dele. Mas meu deus do céu, como é que eu vou promover alguma coisa se eu não tenho cartão?!  - era o que eu me perguntava. Foi aí que um belo dia simplesmente estava disponível a promoção de posts com boleto.

Dica: Se a imagem não estiver das mais certinhas no teu monitor, experimentar clicar nela! ;-)


Passo 1: Onde é que eu anuncio? 
Primeiro de tudo: escolha o que você quer promover. Aqui nesse exemplo eu vou promover uma postagem super bacana que pode ajudar quem tem uma empresa. É um post comum, que está na timeline lá da fanpage. Eu vou clicar nesse lindo botãozinho escrito "Anunciar publicação". Tcharã.



Mas nossa, Carina, só isso?! Não, claro que não. Agora é que a gente começa a trabalhar de verdade na publicação promovida.

Passo 2: Quem vai ver esse post?
Mais importante do que promover um post, é promover para as pessoas certas. A próxima janela que vai aparecer pra ti é justamente o local onde o teu público alvo será selecionado. Só quem curte tua página vai ver esse promoção? Os amigos delas também? O público será um totalmente novo? Decida e, se decidir pela última opção, você cairá no passo número 3.




Passo 3: Quem é você e o que está querendo?
Sim, isso mesmo. É isso que você e o seu público irão se perguntar! Tu, enquanto marca/empresa, precisa saber o que  seu público está querendo quando acessa a sua fanpage. E o seu público - ou futuro público alvo, nesse caso - vai ver esse anúncio e, de repente, pensar: Ué? - e não queremos isso, né? Então pense bem no tipo de público que você quer atingir, pra que ao invés de um péssimo "ué?" tu ganhe um nossa-que-demais-era-tudo-isso-mesmo-o-que-eu-procurava-meu-Jesus. Já pensou?




Passo 4: Tirando o dinheirinho do bolso
Depois de salvar tudo direitinho e definir post e público, tu vai precisar, inevitavelmente, pagar o preço por esse serviço. AI CARINA, MAS É MUITO CARO?! É não, migo. QUER DIZER, depende. Eu, por exemplo, nunca gastei mais de 3 reais por anúncio feito - afinal, a gente tem que começar aos poucos e ir testando, né? A verdade é que tu nunca vai gastar menos de 1 real por anúncio feito, e eu já te explico o porquê.

O Facebook não te deixa gastar menos do que 1 real por dia promovido, OU SEJA: teu post vai, obrigatoriamente, ter de durar ao menos 1 dia. Mas, sinceramente eu não sei porque você anunciaria por menos que isso, né? Ali em cima é possível ver que a barrinha de alcance muda conforme o valor e a quantidade de dias que tu coloca. Tudo depende.


Passo 5: Ai meu deus, anunciei!
Eeee que alegria! Como não é a primeira vez que eu anuncio, não aparece o botãozinho que me diz ó moça, tu pode pagar com o boleto, então já fica automaticamente marcado que a minha campanha foi criada. MAS, se vocês observarem esse quadradinho azul no lado superior esquerdo, vão ver que o post promovido ainda está em análise. Isso costuma demorar mais do que os tais 15 minutos que eles te avisam. No meu caso, é sempre só no dia seguinte que a postagem começa a rodar de forma mais abrangente mesmo.


P.S.: Todas as fotos são do meu arquivo pessoal e editadas por mim!

Se for o teu primeiro anúncio tu vai precisar preencher o teu e-mail (se eu não me engano, afinal já faz um tempinho que anunciei pela primeira vez) e teus dados pessoais pra que o boleto possa ser gerado e enviado pra ti.

Muito provavelmente agora tu deve ter o Gerenciador de Anúncios logo abaixo da aba "Feed de notícias" do teu Facebook. É só clicar nele para acompanhar o desempenho da tua campanha. Assim que ela for ativada tu será notificado. ^^


E aí? Fácil? Difícil? Já sabe qual vai ser a tua próxima (ou primeira) postagem patrocinada?
Até mais!

2 comentários:

  1. Que legal! Não sabia disso! Prefiro assim HAUSAHUS
    mt bom o post :O
    beijosss
    www.pequenaverissimo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Muito obrigada!
      Sim, também prefiro o boleto, foi ótimo o Face ter disponibilizado essa opção. ^^

      Beijos! \o

      Excluir

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!