segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jornalismo pra quem é tímido: 7 dicas pra sobreviver!


Olha, eu não vou mentir pra vocês. Jornalismo dá um frio na barriga sim. Mas quando se sabe que é isso MESMO que tu quer, tu vai lá e consegue, numa boa. Ainda assim, no meio do caminho vão surgir mil apresentações de trabalho pra você. A pior parte da faculdade, pra quem é tímido. Mas, de pessoa que quase tinha ataque em apresentação de trabalho pra semi-jornalista que quer um programa de rádio, tô aqui pra te ajudar a superar isso, amigo. :D


  • Não seja o último a se apresentar: Não seja. Não faça isso com você mesmo. Eu sei que as apresentações de trabalho em frente à turma estão entre as coisas mais constrangedoras e difíceis de serem feitas quando se é tímido. Acreditem, eu sei. Mas a dica é que tu ou o teu grupo esteja entre os primeiros a se apresentar. Se puder se o primeiro então, melhor ainda. Claro, alguns professores usam a maravilhosa técnica do sorteio, e aí não dá pra fugir, mas procure não ficar muito para o fim, pelos seguintes motivos: o nervosismo aumenta, teus colegas não aguentam mais assistir apresentações e, por isso, vão começar a conversar e, além disso, tu já vai estar louco pra ir embora e não pode (no caso da Universidade. Se for escola tu tem que esperar igual, eu sei).
  • Não olhe fixamente para os coleguinhas: Porque sempre vai ter aquele que só está esperando pra te ver errar. Procure apresentar o trabalho olhando para o fundo da sala. Sim, para a parede. Mas tente não olhar de uma forma robótica e assustadora, pra não ficar muito na cara. Gesticular sem exageros, olhar para o slide DE VEZ EM QUANDO (e sem ler tudo) e se voltar, ligeiramente, para o lado da professora enquanto fala sobre o trabalho, também são boas tentativas de amenizar todo esse sofrimento que você precisa passar. Depois das palmas (vocês aplaudem, né?) ninguém vai lembrar do teu vermelhão e/ou tremedeira. A menos que tu desmaie mas não vai desmaiar não, migo, relaxa, é claro. :D
  • Faça amigos: Ou, ao menos, tenha bons conhecidos na turma. Sim, bons, porque me diga, amigo, de que adianta conhecer um colega chato nessas horas?! Pois é. Com alguns rostos conhecidos no mesmo ambiente tu já não te sente completamente sozinho, criando assim o teu grupo de trabalho. Ponto pra você!
  • Seja o louco dos slides: Se tem alguma coisa que pode te salvar nessa vida de falar em público, são os slides. É claro, tu vai ter que falar de qualquer forma, mas/porém/contudo/todavia, pode se livrar de falar a maior parte. "Ah não, cara, vou falar só desses 2 tópicos aqui, porque eu já tive que fazer esses 77 slides sozinho!". Ninguém vai discutir, já que tu realmente fez isso e a maioria das pessoas simplesmente DETESTA montar slides. Bingo!
  • Descubra qual sua área favorita: Tu está no Jornalismo, certo? Ok, muito bem. E qual a área em que tu pretende atuar? Rádio, tv, online, impresso... qual? Pois é, pensar sobre isso pode te ajudar bastante na hora de superar a timidez, já que, assim, pode claramente pensar: "ah, mas é só esse disciplina, eu não vou trabalhar com isso depois". Ao menos por uns minutos (se tu te desespera facilmente), isso te acalma que nossa. Vai por mim. :)
  • Vai ter TV sim: E, se reclamar, vai apresentar o programa ainda. Migos, uma coisa sobre o Jornalismo na faculdade é que ele precisa ensinar sobre TODAS as áreas jornalísticas, obviamente, ou, ao menos, a parte mais conhecida delas. E nesse caso entra a TV. Ainda não cursei nenhuma disciplina com foco em TV e, aliás, ela sempre foi o meu medo antes de entrar para o Jornal. Continua sendo, é verdade, mas já me sinto um pouco melhor em relação a isso. Eu vou ter que cursar todas as disciplinas ou, então, eu não me formo, né? Mas como sei que não quero trabalhar com TV vou, ao menos, cursar o que tiver que cursar e fim da história.
  • Fique (minimamente) vivo: É sempre bom, né? Mas, deixe eu explicar esse tópico, porque, com esse nome, eu acho que preciso. Se tem uma coisa que tu não pode fazer é apresentar um trabalho sem ter se alimentado antes. Meu amigo, pior ideia. Se tu é tímido, já vai estar com o sistema nervoso todo alterado e sentir fome, sede, calor ou vontade de ir ao banheiro nessas horas não vai ajudar em NADA. Tenha certeza que está tudo ok com você minutos antes de se apresentar e, se já não der mais tempo, tome um bom gole d'água (com calma, porque tu ainda pode te afogar), respire fundo e vai lá, meu filho!

O que eu posso dizer depois de tudo isso? Bem vindo ao Jornalismo! \o
Por hoje é isso, até mais! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!