segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

7 dicas para organizar o tempo de forma útil!

Fonte
Pois é pessoal, 2015 já começou e, sim, já é segunda-feira novamente. Muitos ainda estão de férias, outros já voltaram ao trabalho, mas a pergunta é a mesma: Como organizar o tempo de uma forma útil e transformar 2015 em um ano realmente legal, produtivo e com boas ideias?
  • Faça listas! Seja lá do que for. Liste tudo o que você tem pra fazer e faça! Uma dica legal é deixar a lista (ou cópias dela) em locais onde tu te obriga a olhar pra ela todo o tempo. Também é possível fazer isso com o app Wunderlist e adicionar um prazo de validade para a tarefa ser realizada.
  • Post its: Quem não ama post its? Aquelas coisinhas coloridinhas e grudentas são capazes de deixar qualquer atividade legal e alegre. Abuse dos lembretinhos (e cumpra-os!).
  • Cronometre uma atividade: Quanto tempo tu leva para realizar a arrumação do teu quarto? E pra tomar café, limpar a casa e chegar até o trabalho ou faculdade? Escolha uma dessas atividades e cronometre o tempo que tu demora para realiza-la. Também é possível utilizar a Técnica Pomodoro, onde tu trabalha por 25 minutos ininterruptos e, logo em seguida, faz uma pausa de até 5 minutos. Isso pode te ajudar (e muito!) a otimizar as tarefas seguintes.
  • Prioridades: O que, afinal de contas, é mais importante ou realmente necessário nesse monte de coisas que tu tem pra fazer durante as 24 horinhas que o dia te dá? Isso tudo pode ser percebido e anotado na própria lista que mencionei no primeiro tópico. Procure ir por eliminação e, se faltar fazer alguma coisa, analise se era tão necessário assim.
  • Perceba a perda de tempo: Pois é, pode não parecer, mas é impressionante a quantidade de tempo que perdemos com tarefas desnecessárias como procrastinar pela internet. Só nos damos conta disso quando já estamos atrasados para algum evento ou simplesmente não fizemos nada do que deveríamos ter feito - digo isso por experiência própria! :(
  • Coma alguma coisa: Aquela coisa de "saco vazio não para em pé" é muito verdade e triste ao mesmo tempo. Já tentou te concentrar em alguma coisa mesmo estando de estômago vazio? Triste, né? Além de não conseguirmos nos concentrar em nada, ficamos de mau humor. É uma péssima ideia, com certeza. Não trouxe um lanche? Tenha ao menos umas balinhas ou chocolatinhos pra dar aquela engana na fome, sabe?
  • Dê um tempo pra sua cabeça! Tem horas que o melhor é realmente parar com tudo e dar uma boa descansada nos neurônios. Dorme um pouco, assiste um filme, joga alguma coisa, medita, não sei. O que importa é se desligar um pouco das obrigações diárias que a vida te impõe e, apenas, aproveitar.

Bom, é isso. Espero ter ajudado.
Boa organização e até!

Um comentário:

  1. […] pelo conforto de ser o seu próprio chefe e acabar não fazendo nada! Como eu já disse neste post aqui, faça uma listinha de coisas que você precisa fazer e faça! Se não depois no fim do mês você […]

    ResponderExcluir

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!