segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Instagram para empresas: Como a sua marca pode fazer a diferença?

Fonte
Hoje em dia é muito comum que empresas dos mais diversos segmentos tenham uma conta no Instagram. O motivo é simples: o público alvo estará lá 24 horas por dia, é uma plataforma gratuita de divulgação e, como você já deve ter ouvido, as imagens fazem muito mais sucesso nas redes sociais do que longas legendas acompanhadas de imagens desconexas com o conteúdo da empresa.

Sendo assim, saiba o que fazer ou não para dar destaque à sua marca também no Instagram!

Siga de volta!
Sim, aqui isso é muito válido! Comece seguindo pessoas que você conhece, depois passe para marcas que trabalham um conteúdo semelhante ao teu e assim por diante. Quanto mais pessoas interessadas em descobrir quem é sua empresa éo que ela faz, melhor! Tudo bem, não precisa seguir desenfreadamente, mas, caso isso aconteça, não entre em pânico! No próximo tópico eu te explico o por quê.

Iconosquare
Senhoras e senhores, existe um maravilhoso aplicativo que fe diz quem está ou não seguindo de volta o perfil da sua empresa! O nome dele é Iconosquare, e você pode conferi-lo aqui. Isso é realmente muito bom pra quem sai seguindo vários perfis e, de repente, percebe que o número de seguidores continua baixo. A dica aqui é que você siga perfis relevantes para a sua marca, além do público que você pretende acompanhar.

Conteúdo relevante
Uma coisa muito importante (e que nem todos no Instagram percebem) é que a foto vale muito, sim, mas não é nada sem uma legenda relevante que a complemente. E essa é uma dica para as empresas também, afinal, de que adianta anunciar o teu produto em uma imagem, mas não falar/explicar nada sobre ele? Ok, às vezes ocorrem casos em que realmente uma imagem vale mais do que mil palavras, mas são raras vezes e a legenda está aí pra isso! Não esqueça também de usar hashtags, pode não parecer, mas elas ajudam (e muito!) na visualização e curtida na tua imagem.

Faça perguntas
"O que você quer ver em tal evento?", "Já pensou passar as férias nesse lugar?", etc., etc., etc. São inúmeras as perguntas que tu pode criar para acompanhar o teu post. Seja na legenda ou na própria imagem, perguntas costumam trazer a tão sonhada interação com os seguidores. É bem verdade que nem todo mundo interage e, na maioria das vezes, se dispõe a deixar seu humilde like, e isso não é (de forma alguma) algo ruim! O like significa que algo ali chamou a atenção da pessoa e despertou nela a vontade de curtir o que está ali. Não menospreze nenhuma interação, nem mesmo as mais tímidas!

Trabalho on&off
Galera, não é fácil se mantar somente on ou off nessa vida de internet, vocês sabem. E por isso é importante que o teu trabalho nas redes não se torne algo apenas mecânico, visto que aí perde toda a graça do negócio. É preciso respirar um pouquinho e mostrar para os seguidores que ali, naquele instagram, daquela marca, existe um ser humano e também bate um coração (olha que bonito isso). E é aí que entram os posts de bastidores do teu trabalho. Posts de bastidores nada mais são do que humanizar a marca, mostrando o que será feito e quem é que está fazendo isso! Vale até deixar aquele suspense básico no ar, para que as pessoas se perguntem "o que será que vai ser isso?", "onde será que eles estão?", "olha só, eu conheço essa pessoa!" e etc.

Muitas são as formas de criar um público legal para a sua marca, existem diversas ferramentas e/ou técnicas para isso, mas, resolvi trazer o mais básico do básico, já que começar em uma nova rede e querer o sucesso instantâneo é sempre muito difícil!

Como tu faz para conseguir um alcance significativo nas tuas postagens?
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!