segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Redação freelancer: Como escolher seu nicho de mercado?

Fonte: Divulgação

Se você já parou pra analisar os sites que oferecem vagas de redação freelancer deve ter notado duas situações: os temas se repetem demais ou são sobre coisas que tu nunca viu na vida. Quando isso acontece bate aquele desespero: "Meu Deus do céu, sobre o que é que eu vou escrever?!". Se acalme que eu vou te ajudar com isso hoje.

Há um tempo atrás eu falei aqui no blog sobre como ser redator freelancer sem ser formado em Jornalismo, lembram? Pois é, ele serve como uma boa base pra você já ter em mente que pode sim ganhar dinheiro escrevendo sobre aquilo que você gosta.

Geralmente escolhemos "inconscientemente" nosso nicho de mercado no mundo da redação, pois nos baseamos sempre no que nos parece mais fácil e atrativo de escrever. Com "atrativo" volto ao fato de escrever sobre assuntos em que tu tem familiaridade ou mais "simpatia" em falar. Mas, vamos à algumas dicas simples pra que tu possa decidir ou, até mesmo, descobrir qual o assunto que você tem mais autoridade pra falar. :)

  • Gostos e preferências: Você gosta muito de algum assunto específico e resolveu pesquisar tudo o que tinha direito sobre ele. Parabéns, esse é o jeito mais "fácil" de ter um nicho de mercado específico! Como você adora falar sobre determinado assunto, vai ter pauta pra muito tempo e poderá redigir os melhores artigos sobre o tema. Uma dica extra nesse tópico, é sempre ter um artigo-teste em mãos. Por que? Bom, tendo esse artigo previamente preparado, você poderá provar ao contratante que sabe sim do que está falando e que até já tem material pronto para ser avaliado! :)

  • Experiências pessoais: Se, por exemplo, você fez uma compra em uma loja online e enfrentou vários problemas até que o produto chegasse na sua casa, mas, conseguiu resolver tudo e agora já sabe como se prevenir da próxima vez, você também já tem um nicho (bem importante até) de mercado. Escrever sobre compras na web e dar dicas de como fazer isso de uma forma segura é algo que vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. Quem sabe você não tem um baita tema nas mãos e nem sabia, né?

  • Sonhos e ambições: Você tem um sonho? Corre atrás disso há muito tempo e já sabe tudo o que precisa pra chegar lá? Que tal dividir isso com as pessoas? De repente (e é bem provável, na verdade) você encontra várias outras pessoas que tem o mesmo sonho ou estão cheias de dúvidas quanto a isso. O medo da mudança e a insegurança que ela pode trazer são um prato cheio pra quem tem familiaridade com o assunto e se dispõe a escrever sobre. Fora que, você ainda pode contar cases de sucesso para inspirar mais e mais pessoas a darem o primeiro e talvez mais importante passo de suas vidas! :)

Bom, agora que você já tem todas essas dicas, não deixe de conferir mais sobre redação freelancer e como trabalhar com ela, ok?

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Conte aí nos comentários o que você achou deste post!